O Açaí

"Fique por dentro das curiosidades sobre o fruto açaí"

O Açaí

Fruto de coloração roxa, com alto poder energético, a colheita e traslado do açaí é feito por famílias que moram ao redor das plantações, essas famílias participam de projetos sustentáveis e consumo consciente do fruto, garantindo a preservação dos açaizais e garantindo a fonte de renda das famílias.
Ao chegar na indústria o açaí passa por um processo de higienização e separação. Depois, o fruto se transforma em polpa e é enviado para armazenamento em temperatura média de -20°C.
O Açaí

O Ouro Negro

É conhecido como o “ouro negro” da Amazônia, e sua maior riqueza está nos nutrientes e nas proteínas, que fazem dessa frutinha um alimento funcional.
O açaí tem muita antocianina, um pigmento roxo do grupo dos flavonoides, substância química encontrada nas plantas que funciona como antioxidante. Isso significa que a fruta ajuda a combater os radicais livres, retardar o envelhecimento e evitar doenças do coração e células cancerígenas.
Os radicais livres são uma espécie de “ferrugem” que se espalha pelas artérias. Já os antioxidantes são substâncias com poder de limpeza, para retirar essa “sujeira” das nossas células.
A gordura contida no açaí traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva. Se consumido puro, in natura, pode ser aproveitado até por pessoas diabéticas, pelo alto teor de gordura monoinsaturada. Também ajuda quem tem colesterol alto ou intestino preguiçoso. Fonte: http://g1.globo.com

 

O Ouro Negro

Produtos com açaí podem transmitir doença de Chagas?

Segundo o Ministério da Saúde surtos da doença mais de 90% dos casos - relacionados a alimentos contaminados têm sido registrados, especialmente na Amazônia Legal. Entre os anos de 2000 a 2011 foram registrados no Brasil 1.252 casos, com uma morte registrada no ano passado.
A polpa comercializada não oferece riscos se exibir na embalagem o número do registro do produto junto ao Ministério da Saúde. Isso porque a comercialização de polpa de produtos tropicais requer que as empresas cumpram regras sanitárias exigidas pelo Ministério da Agricultura.
O problema está no consumo em lugares que desconhecemos a procedência do açaí e a maneira como ele é preparado.
Para eliminar a possibilidade de contrair a doença de Chagas, a polpa precisa ser congelada em no mínimo a 20°C negativos por pelo menos 8 horas. O congelador da geladeira doméstica, por não alcançar essa temperatura, não é indicado para o congelamento do produto.
As empresas o congelam devidamente pasteurizado (aquecido a uma temperatura de 80°C a 90°C) e higienizado em câmara, onde a temperatura ultrapassa -30°C, o que elimina o agente causador da doença de Chagas.
Fonte: http://noticias.r7.com/
Produtos com açaí podem transmitir doença de Chagas?